Autografia, documentário sobre a vida de Mário Cesariny, do autor Miguel Gonçalves Mendes
Vencedor de Melhor Documentário no Festival DocLisboa de 2004, este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny mas sim o percurso da sua vida. Neste documentário existem vários planos, o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny.
- Miguel Gonçalves Mendes é um realizador português. Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, frequentou também os cursos de Relações Internacionais na Universidade Técnica de Lisboa, História, variante Arqueologia na Universidade Nova de Lisboa.
Mais um pouco do poeta
Mário Cesariny nasceu na vila Vila Edith em Benfica, era o filho mais novo de Viriato de Vasconcelos e de Mercedes Cesariny. O poeta frequentou o Liceu Gil Vicente durante um ano, após esse ano, Cesariny acabou por fazer curso de ourives na Escola de Artes Decorativas António Arroio, não lhe agradando o trabalho de ourives e Cesariny acabou por frequentar um curso de Belas-Artes. Na década de 1950, Cesariny dedica-se à pintura, mas também, à poesia que escrevia nos cafés. É durante esse período que Cesariny começa a ser vigiado pela Polícia Judiciária por suspeita de distúrbios, e devido à sua homossexualidade. Cesariny vivia com dificuldades financeiras, mas ajudado pela sua família. A meados dos anos 1960, acabaria por se dedicar à pintura, e a partir de 1980, a sua obra poética é reeditada pelo editor Manuel Hermínio Monteiro.
-Manuel Hermínio Monteiro foi empresário português e editor da Assírio & Alvim.
-Assírio & Alvim é uma editora literária de Portugal, fundada em 1972.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

gosto especialmente de miguel mendes
ResponderEliminar