Mais um pouco do poeta

Mário Cesariny nasceu na vila Vila Edith em Benfica, era o filho mais novo de Viriato de Vasconcelos e de Mercedes Cesariny. O poeta frequentou o Liceu Gil Vicente durante um ano, após esse ano, Cesariny acabou por fazer curso de ourives na Escola de Artes Decorativas António Arroio, não lhe agradando o trabalho de ourives e Cesariny acabou por frequentar um curso de Belas-Artes. Na década de 1950, Cesariny dedica-se à pintura, mas também, à poesia que escrevia nos cafés. É durante esse período que Cesariny começa a ser vigiado pela Polícia Judiciária por suspeita de distúrbios, e devido à sua homossexualidade. Cesariny vivia com dificuldades financeiras, mas ajudado pela sua família. A meados dos anos 1960, acabaria por se dedicar à pintura, e a partir de 1980, a sua obra poética é reeditada pelo editor Manuel Hermínio Monteiro.

-Manuel Hermínio Monteiro foi empresário português e editor da Assírio & Alvim.
-Assírio & Alvim é uma editora literária de Portugal, fundada em 1972.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Autografia, documentário sobre a vida de Mário Cesariny, do autor Miguel Gonçalves Mendes 


Vencedor de Melhor Documentário no Festival DocLisboa de 2004, este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny mas sim o percurso da sua vida. Neste documentário existem vários planos, o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny.


- Miguel Gonçalves Mendes é um realizador português. Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, frequentou também os cursos de Relações Internacionais na Universidade Técnica de Lisboa, História, variante Arqueologia na Universidade Nova de Lisboa.

1 comentário: